A remodelação realizada entre 2012 e 2015 na rua Morandé, próximo ao Palácio de La Moneda, em Santiago, não apenas gerou uma notória mudança visual, mas também permitiu melhorar a experiência das pessoas que passam diariamente pelo local, sobretudo os pedestres.
Esta situação só foi possível através da redução das três pistas dedicadas aos automóveis para apenas uma, a ampliação das calçadas e seu nivelamento com a via, além substituição das cercas que agiam como obstáculos por pilares de concreto, que definem os limites dos espaços.
Todavia, este tipo de renovação não é algo novo. Com efeito, é cada vez mais comum que as cidades promovam este tipo de projeto urbano, dedicando mais espaços para os pedestres e ciclistas e promovendo meios de transporte mais sustentáveis.
O grupo brasileiro Urb-i vem se dedicando a compilar as transformações urbanas realizadas ao redor do mundo através de seu projeto Antes/Depois, sobre o qual publicamos uma matéria há alguns meses.
O projeto consiste em mostrar fotografias comparativas de avenidas ou ruas antes de sofrerem intervenções e o resultado após as transformações, permitindo identificar com clareza quais as modificações realizadas.
Quando escrevemos a matéria anterior, a galeria de fotos do projeto, que é colaborativa, tinha 300 imagens. No entanto, recentemente a galeria alcançou a marca de mil imagens, que podem ser classificadas por lugar (país ou cidade), tipo de intervenção (permanente ou temporária) ou tema (espaços compartilhados, infraestrutura cicloviária, parklets, rótulas, túneis, VLT etc.)
A seguir, apresentamos uma seleção de imagens do projeto.
Clique aqui para acessar a galeria completa de imagens